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  • Foto do escritorCamila Barbosa

O Benefício da Inclusão da Robótica no Novo Ensino Médio

A face do terror adolescente


As aulas de robótica - a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs - começaram em 1960 com Seymour Papert, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Tal disciplina tem como propósito juntar noções da química e da matemática para despertar a curiosidade em jovens adolescentes. Infelizmente, porém, essa matéria de aula é pouco conhecida no Brasil. Isso se deve ao fato de que existe, aqui, uma extrema desigualdade social, que acarreta na falta de informações em grande parte do território brasileiro. Em contrapartida, a geração atual tem como maior problema na sociedade de hoje o vício em um mundo virtual. Vem, dessa problemática, um dos benefícios da inclusão da robótica no novo Ensino Médio: conscientização dos riscos de um vício constante e sem pausas em aparelhos eletrônicos.


O livro de Orlando Lourenço "Psicologia de Desenvolvimento Cognitivo" apresenta as principais mudanças cognitivas que ocorrem ao longo da vida e integra-as em modelos explicativos diversos (Teoria de Piaget, de Vygotsky, processamento da informação, sistemas dinâmicos, neurociências, etc.). O livro visa, sobretudo, o mundo universitário, conciliando simplicidade de escrita e rigor científico ao abordar questões centrais no âmbito do desenvolver cognitivo, um tipo de desenvolvimento psicológico essencial para outras formas de desenvolvimento. Entretanto, uma pergunta que surge é: o que se desenvolve neste ramo? O que mantém a Teoria de Piaget como o grande princípio do desenvolvimento cognitivo é saber que o desenvolvimento cognitivo de bebês, crianças, adolescentes e adultos ocorre de maneiras diferentes, ainda que todos precisem de uma demonstração real. Essa extensão das descobertas pós-Piaget mudaram a maneira como eram enxergadas as transformações cognitivas ao longo do ciclo de vida. Por isso, o autor assume, em todo o livro, a ideia de Piaget de que o desenvolvimento cognitivo consiste menos em saber mais, e mais em saber melhor.

O que se sabe é que a utilização da robótica educacional em ambientes escolares estimula o raciocínio lógico, a utilização de criatividade, a resolução de problemas por meio de erros e acertos, as habilidades manuais, a curiosidade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Sabe-se, também, dos problemas de economia atuais que o Brasil vem sofrendo, sendo os setores de automobilismo e tecnologia os mais afetados pela falta de interesse da população no mercado de trabalho brasileiro. Tal fato gera custos a um país economicamente abalado, que podem ser revertidos com a adoção de aulas de robótica na grade curricular. Com ela, aumenta-se o interesse dos jovens e ganham-se medidas de resolução a médio prazo. Em consequência, a educação é melhorada, bem como o desenvolvimento do sentido de organização, o que permite à criança uma assimilação da sua responsabilidade. Desta forma, ela saberá como organizar o seu próprio dia-a-dia e as suas tarefas, impactando diretamente a sua aprendizagem e vida cotidiana.

Essas características se aplicam tanto à criação e programação de um robô, à pequenos desenvolvimentos de robôs virtuais ajudando algum problema social, como também à determinação do que é a tarefa de cada um. Afinal, geralmente esse trabalho é feito em equipe, o que ajuda muito no desenvolvimento pessoal e trabalho em sociedade para uma criança ou pré-adolescente, justamente porque, de acordo com o cientista, são fases de aceitação de problemas e barreiras sentimentais. Tudo isso está bem diante dos olhos e é quando entra a robótica que, por ser um ambiente revolucionário, mostra-se uma realidade semelhante à dos cérebros humanos. O mundo robótico é o melhor modelo de experiência direta e contínua da realidade, experiência que leva ao desenvolvimento de nossa capacidade de visão da melhor forma possível. É um ambiente totalmente seguro para explorar e aprender de uma forma dinâmica, trazendo diversidade e inclusão à cultura do ensino.


Pesquisas mostram que o aprendizado de adolescentes vem caindo mais que o esperado, devido à falta de visão dos estudos e de uma carreira futura. Porém, tal questão pode ser revertida com aulas teóricas de como programar e demonstrações que levem ao conhecimento de um plano real desenvolvido por conta própria. Afinal, para um adolescente, ter dificuldades de aprendizagem pode ser um duro golpe na sua autoestima. Portanto, se houverem dificuldades de aprendizagem, eles podem ficar frustrados rapidamente e pensar que não vale a pena se esforçar se não vão melhorar de qualquer forma.


Fontes

1 SCHOOL, Fia . Robótica educacional: : o que é, como funciona e importância. FIA School, 2021. Disponível em: https://fia.com.br/blog/robotica-educacional/. Acesso em: 15 jan. 2023.

2 JUNIOR, Wpadmin. Programação e Robótica no Ensino Básico. Nome do Site. 2017. Disponível em: https://cantic.org.pt/cantic/2017/07/25/programacao-e-robotica-no-ensino-basico/#:~:text=As%20atividades%20de%20Programa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Rob%C3%B3tica%20no%20Ensino,de%20Enriquecimento%20Curricular%20ou%20na%20Oferta%20de%20Escola.. Acesso em: 15 jan. 2023.

3 CASTORINA, José A.. Desenvolvimento Cognitivo e Educação: Os Inícios do Conhecimento. Saraiva, 2013. Disponível em: https://www.saraivaconteudo.com.br/baixar-livro-desenvolvimento-cognitivo-e-educacao-volume-1-os-inicios-do-conhecimento-jose-a-castorina-pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

4 SOROCABA, Escola. Robótica para crianças: por que é importante aprender desde cedo?. Sorocaba: Escola Portal sorocaba, 2022.


5 LOURENÇO, Orlando . Psicologia de Desenvolvimento Cognitivo: Teoria, Dados e Implicações. 2. ed. Local: Almedina, 2007. 584 p. v. 1. ISBN 978-9724018010.

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