Vários anos após o surgimento de novas tecnologias, houve uma emergência recente de críticas exaltando pontos negativos das últimas inovações. Entretanto, é importante relembrar que toda moeda tem duas faces.
O primeiro argumento é que ela afeta as escolas de forma negativa. Por exemplo, estudos de universidades como Harvard e Oxford. Esses estudos dizem que o uso excessivo da tecnologia pode ser prejudicial para o sono e a socialização dos jovens e principalmente nas escolas. Tanto que países como Suécia e Finlândia introduziram a tecnologia nas escolas, mas voltaram atrás, pois o ensino era mais efetivo com papel e caneta.
Por um lado, os celulares podem, de fato, distrair os alunos do conteúdo que está sendo ensinado, eles também podem ser usados para, por exemplo, ver o slide da aula, especialmente caso o aluno não consiga enxergar de onde está. Além disso é que a partir de tecnologias como google, youtube inteligência artificial, tal qual o chat gpt, o aluno pode ter acesso a conteúdos e assistir a vídeos para aprender, caso não tenha absorvido o conteúdo integralmente durante a aula.
Ademais, é inegável que, com a tecnologia, aumentou o acesso à informação e ao conhecimento, fazendo com que pessoas entendam o que está acontecendo no mundo de forma mais rápida. Isso nos leva ao segundo argumento: a vantagem de acessar qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo inteiro. Sem a tecnologia, nós ainda estaríamos nos comunicando por cartas.
Também não é de se desprezar que com a tecnologia surgiram malefícios, a exemplo dos transtornos de saúde mental. Uma prova disso é que as taxas de pessoas diagnosticadas com ansiedade e depressão aumentaram drasticamente desde os últimos 10 anos. Apesar dos transtornos mentais terem aumentado ao longo dos anos, com a revolução tecnológica as pessoas conseguem fazer terapias on-line independente do local, ou seja o paciente pode estar viajando e ainda ter uma sessão de terapia. Existem inúmeras pessoas que já fazem esse estilo de atendimento, além de ser mais prático e rápido.
Em suma, a tecnologia veio para facilitar nossos trabalhos diários, incluindo comunicação, processos, acesso, entre outros. Entretanto, acompanhando o surgimento da tecnologia, ajudou a aumentar a taxa de distúrbios mentais ao redor do mundo. Portanto, a evolução tecnológica tem seus pontos positivos, mas também tem seus negativos. No final das contas o importante não é abolir a tecnologia e sim saber como utilizá-la.
Comments