top of page
  • Foto do escritorAlexandre Casagrande

Conheça 5 animais que se dão presentes românticos muito incomuns!


Não é incomum que pessoas comprem presentes para seus parceiros românticos como forma de demonstrar afeto, mas o ser humano não é a única espécie da natureza que possui esse hábito. Aqui apresenta-se 5 animais que também dão presentes questionáveis para seus amados.


1o: Bornet de Seis pontos - Bombons são uma ótima escolha para alegrar o dia de alguém e fortalecer uma relação, mas uma dose de veneno seria um presente um tanto… questionável para humanos! Já o bornet de seis pontos (uma espécie de mariposa) iria cair de amores por esse mimo. Esses insetos conseguem produzir ácido cianídrico (um veneno que deixa a carne com um gosto desagradável) desde jovens, quando são apenas lagartas.


Apesar de ser um mecanismo eficaz de defesa, a produção do veneno requer muita energia. Desta forma, os machos dão um pouco de seu ácido cianídrico para as fêmeas durante o acasalamento, assim, possibilitando que a energia da mãe fique voltada em produzir ovos. Também foi observado que fêmeas procuram por machos que conseguem dar a maior dose possível, fazendo com que a espécie fique mais venenosa com o tempo.


2o: Trombidiidae - Construir uma casa para seu amor pode ser considerado um exagero para padrões humanos, mas os ácaros de veludo vermelho não podem pensar em um presente melhor.


Quando a época de acasalamento chega, o macho prepara um pequeno refúgio para uma parceira em potencial feito a partir de grama, gravetos e… esperma (cimento é para os fracos!), que não só serve como uma decoração, mas como um método de sustentação para a construção. Depois de concluir sua casa, o macho cria uma fina linha de seda para informar onde sua construção está. Quando uma fêmea seguir o caminho traçado, o macho irá performar uma pequena dança para convencer a parceira em potencial a adentrar mais afundo no refúgio. Se ele estiver com sorte e tudo der certo, ela vai gostar da casinha e sentar nela, fazendo com que o esperma usado fecunde a fêmea.

Apesar de "romântico", esse ritual não é um mar de rosas: os machos têm que ficar atentos pois outros podem seguir a linha de seda para destruir a casa e fazer sua própria no lugar.


3o: Grilos de Campo - Doar sangue é considerado um ato nobre por muitos e já foi responsável por salvar várias vidas ao longo dos anos, mas levar uma bolsa de sangue para o primeiro encontro pode ser um tanto perturbador, ainda mais se a origem do conteúdo não for clara.


Porém, o grilo de campo não aceitaria outro presente.


Acredita-se que grilos de campo machos dão "sangue" para as fêmeas como uma forma de nutrição para facilitar o processo de depositar ovos. Essa “transfusão” ocorre via uma pequena estrutura na tíbia que é mordida pela fêmea para liberar hemolinfa (o equivalente de sangue para insetos).


Experimentos mostraram que as fêmeas dão preferência para machos maiores, já que eles conseguem doar mais dessa substância. Com o tempo, isso causará um aumento no tamanho dos indivíduos da espécie.


4o: Mecoptera - Em uma novela ou filme, se um dos personagens cospe no outro isso indica o fim bruto de uma relação, mas para os Mecoptera é a partir desse ponto que o amor começa.


Muito parecido com os grilos de chão, os machos de Mecoptera (um inseto que parece uma fusão entre uma vespa e um escorpião) vão dar seu cuspe para as fêmeas durante o acasalamento como uma forma de nutrição para melhorar o processo de produção de ovos. É importante notar que somente machos bem nutridos são capazes de gerar saliva e os que não tiverem tanta sorte vão dar um inseto morto ou se fingir de fêmea para conseguir a saliva de um macho para depois dar de presente (plot-twist!).


5o: Caracol terrestre - Esfaquear o amor da sua vida não é a melhor ideia para fortalecer sua relação (apesar de dar uma baita manchete) a não ser que você seja um caracol terrestre: nesse caso, pode ir com tudo!


Pesquisadores viram que esse tipo de caracol possui um ferrão dentro do seu corpo, usado para penetrar seu parceiro. Não é um pênis (os caracóis têm uma estrutura com essa finalidade). Aparentemente, essa flecha de cupido serve para injetar químicos parecidos com feromônios e faz com que o órgão responsável pela produção de óvulos guarde mais esperma, resultando em um acasalamento mais eficaz. Já que os caracóis terrestres são hermafroditas (produzem tanto espermatozóides, quanto óvulos) ambos os parceiros têm esse ferrão. PS: Caso você esteja se perguntando, a resposta é: sim, causa bastante dor no caracol ser espetado.


Коментарі


bottom of page