top of page
  • Foto do escritorMurilo Sperto

A Relação Entre o Cérebro e o Intestino



O mais comum é as pessoas pensarem que outras partes do corpo não exercem influência direta no cérebro, no entanto, essa ideia está errada. Um membro inusitado que está ligado intimamente com o cérebro é o intestino! Esse órgão, apesar de parecer possuir apenas funções mecânicas, é sensível a emoções. Raiva, tristeza, euforia e ansiedade são alguns dos sentimentos que podem desencadear sintomas no intestino. (HARVARD MEDICAL SCHOOL, 2021)


O eixo intestino-cérebro ocorre na comunicação bidirecional entre o sistema nervoso central e entérico, ligando algumas partes do cérebro com algumas funções intestinais. Nessa relação entra outro fator muito importante: as microbiotas (grupo de microorganismos que vivem no intestino). Evidências clínicas e experimentais demonstraram que as microbiotas exercem um papel importante no eixo intestino-cérebro e outras pesquisas apontam ainda que elas podem influenciar na ansiedade e em comportamentos depressivos.


Essa transmissão de informações ocorre pelas vias entéricas, espinais e vagais, responsáveis pela troca de informação do eixo. Exatamente por existir essa relação, a sua dieta também exerce um papel importante no estado de bem-estar, um exemplo é a absorção e fabricação de serotonina no intestino a partir do triptofano. Sendo esse mecanismo fundamental, já que a serotonina está relacionada com o desenvolvimento da depressão. (CARABOTTI et al., 2015)


Sendo assim, é possível perceber como o intestino possui uma relação íntima com o cérebro, e como cada órgão é importante para o bem-estar do outro, deixando claro que para ter saúde é necessário cuidar de todos os aspectos do corpo e não apenas alguns.




Bibliografia:


HARVARD MEDICAL SCHOOL. The gut-brain connection: Pay attention to your gut-brain connection – it may contribute to your anxiety and digestion problems. In: The gut-brain connection: Pay attention to your gut-brain connection – it may contribute to your anxiety and digestion problems. [S. l.], 19 abr. 2021. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/the-gut-brain-connection#:~:text=A%20troubled%20intestine%20can%20send,GI)%20system%20are%20intimately%20connected. Acesso em: 21 abr. 2022.


CARABOTTI, Marilia et al. The gut-brain axis: intera

ctions between enteric microbiota, central and enteric nervous systems. Annals of Gastroenterology, [S. l.], v. 28(2), p. 203-209, 1 abr. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4367209/. Acesso em: 21 abr. 2022.

bottom of page